quinta-feira, junho 07, 2007

Backup, você ainda vai fazer um.

Depois de escrever longos scripts para backups em pastas pessoais e grupos de trabalho, fazendo com que sejam copiados arquivos de um lado para o outro, de máquina X para máquina Y e depois ainda compactar e deixar tudo pronto para gravar em CD ou DVD, tudo isso, rodando diariamente, adquiri uma vasta experiência no tocante às regras de backup, bem como, o que não fazer e o que solicitar aos usuários da rede. Aqui escreverei algumas dicas para os usuários facilitarem a vida dos administradores de rede, e também deles mesmos, os próprios usuários, a fim de não se ter uma enorme surpresa negativa na hora de recuperar aquele backup ultra importante. Lembre-se, isso pode salvar seu emprego.

Dica número 1: evite dar nomes imensos a arquivos e pastas, afinal, o nome do arquivo ou pasta não é um resumo do que tem dentro, mas sim, um nome para localização, nada mais.

Dica número 2: evite AO MÁXIMO usar espaços nos nomes de arquivos ou pastas, use o _ (underline ou underscore), o - (hífen, sem separação), ou mesmo um . (ponto).

Dica número 3: evite acentuar os nomes de arquivos ou pastas, eu sei que pode parecer estranho um arquivo chamar "acao_publica.pdf" e não "ação pública.pdf" (olhe os temíveis acentos e espaços que deixam o administrador com o XX na mão na hora de recuperar o backup), mas acredite, se você precisar recuperar tal arquivo, o sistema nem pensa direito e te dá o que quer, porém, se acentuar e deixar espaços, a conversa pode ser bastante diferente.

Enfim, mantenha suas pastas organizadas e com um mínimo de senso, se já existe uma pasta chamada contratos, jogue todos ali, ou então crie uma única outra pasta com o nome da empresa cujo contrato está sendo solicitado. É muito comum haver várias pastas espalhadas no diretório pessoal, que também existem no grupo, e o pior, em localizações totalmente dierentes. Use os recursos de grupo de trabalho, sua pasta pessoal é totalmente sua, faça o que quiser com ela, mas a pasta do grupo, na qual, em teoria, estão as informações vitais para a empresa, mantenha um critério de organização, isso poupa tempo, desgaste e evita dores de cabeça.

Ajude o administrador, ele é nerd, mas é gente boa. (na mioria das vezes)
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