domingo, dezembro 30, 2007

Claro faz "traffic shaping" sem avisar cliente

Amigos, depois de elogiar por alguns anos a Claro, eu me senti traído hoje, logo cedo, quando, todo feliz fui conectar meu modem USB 3G Huawei E220 notei que ele não conseguia autenticar de jeito nenhum, e comecei a suspeitar que tinha forçado demais o bichinho, pois fiquei um belo tempo conectado ontem, cheguei a desinstalar o programa e o driver dele no Mac e reinstalar para ver se resolvia o problema, e nada. Eis que aparece a mensagem de Simcard inválido e fiquei cabreiro com isso, saquei do meu bluetooth usb e conectei na boa via M600 (também da Claro, plano de dados de 500 MB). Então pensei que meu chip realmente estava com problemas, liguei para a Claro - 1052 - e pasmem, fui informado que meu plano estava bloqueado por EXCESSO DE USO! PQP, contratei um serviço de dados para o modem de 2GB e não usei nem 200 e me tacam um bloqueio? "sim, senhor, na cláusula 4.2 do contrato está escrito que a Claro pode bloquear seu celular/modem/dados/etc... se o senhor ultrapassar 3 VEZES o uso". Porém, na cláusula 4.2, que só existe nos contratos deste ano, pois sou cliente antigo, e chato, e tenho todos os contratos aqui, diz EXATAMENTE o seguinte: "O ASSINANTE que porventura adquirir Estação(ões) Móvel(is) através de desconto obtido pelo uso de pontuação do Claro Clube fica ciente de que deverá observar os prazos de permanência ajustados com a CLARO, sob penas de multas nas hipóteses previstas no item "3"(três) acima."

Ou eu realmente não sei ler e compreender um texto, ou não está escrito em NENHUM lugar no citado item 4.2 do contrato da Claro que eu serei submetido a usar meu modem/telefone/dados até 3 VEZES o limite do plano contratado sob pena de bloqueio parcial do serviço.

Feito o desabafo e constatado na pele que o traffic shaping existe desde que a Claro existe (segundo o próprio atendente, que não falou traffic shaping, mas sim, falou de bloqueio, o que na prática dá na mesma), vamos fazer contas, pois talvez eu também seja um imbecil que não saiba somar ou dividir.

Contratei um plano de 500 MB iniciais, que vigorou por menos de 12 dias, visto que notei precisar de mais banda (isso agora me soa engraçado não sei porque), logo, se eu posso gastar até 3 VEZES o limite do meu plano de dados sem ter meu modem bloqueado, (ainda estamos falando em 500 MB) segundo as normas da matemática que a tia do jardim me ensinou, 3(três) VEZES 500 (quinhentos) é igual a 1500 (Hum mil e quinhentos MB, ou 1,5 GB), não é assim? Então por que meu modem foi bloqueado com o uso de aproximados 200 MB (duzentos megabytes)?

Depois de brigar um bocado e pela primeira vez na operadora que eu até então idolatrava, consegui desbloquear o modem, e estou acessando agora com ele, mas fiquei muito decepcionado pela prática de má-fé da Claro, pois ela que pratique o que quiser, mas que AVISE seus clientes disso, e esse AVISO não existe no CONTRATO.

Algum advogado quer a causa?

Quer saber exatamente o que vem a ser traffic shaping?

http://pt.wikipedia.org/wiki/Traffic_shaping

3 comentários:

Anônimo disse...

Lamentável, se esse é o Cartão de Visitas da 3G da claro temo o que virá pela frente!

Mas sempre há uma esperança, e se não houver a gente cria a oportunidade!

Abaixo Traffic Shaping!

Unknown disse...

hahahhaa

isso acontece com a Virtua em POA a 6 meses.. uso a 4 mega, e edk nao passa de 50k, quando chega a isso e torrent a 60

Anônimo disse...

Pois é, brabeira mesmo...

Mas escrevi um tutorial sobre como eliminar o Traffic Shaping usando uma VPN...

Dá só uma olhada:
http://urucubaca.com/tag/traffic-shaping/