terça-feira, agosto 04, 2009

Sem ser xiita

Pois é, são as voltas que a vida dá, parece que cheguei num ponto de não mais ficar brigando contra tudo e todos no que diz respeito a softwares. Ontem fui obrigado a reinstalar o windows Vista que veio no meu HP: em detrimento do Ubuntu 9.04 por puro bom senso ( atenção:isso seria impensável um ano atrás), explico: o colégio em que trabalho usa o Portal Educacional da Positivo, porém, por mais estranho que isso ainda possa parecer, a programação da área de acesso restrita do site exige uma combinação bastante proprietária, a saber: windows + ie, sim, windows + firefox, windows + chrome, windows + opera nem pensar. Vejo isso como um retrocesso, ainda mais num site que tem como objetivo educar e incentivar o conhecimento. Bem, não desenvolvo o site e nem sei quais são os motivos para que ele ainda funcione apenas nessa combinação pavorosa, fato é que eu, como responsável pelo setor de informática, preferi abrir mão da minha segurança reinstalando as "coisas de Redmond" a ter que obrigar a instituição adquirir mais de 20 licenças de Windows.

No final das contas, o pinguim ainda é absoluto, pois ganha de muito em quantidade de máquinas com o sistema. Fica apenas a alfinetada de leve na Positivo para que ela reveja sua estratégia. O curioso é que mexendo nos meus arquivos, achei uma entrevista de um ou do reponsável pelo Portal Educacional na já extinta Revista do Linux (como eu gostava dela) dizendo que todo o projeto só foi possível graças ao Linux (?). Parece muito com o incentivo do governo no programa computador para todos; use Linux, mas se tiver que fazer a declaração do Imposto de Renda, adquira uma versão de Windows. É muito cômica a intenção, ou o modo de como a implantação "goela abaixo" é feita.

E assim vamos vivendo neste mundo cada vez mais igual, pena que mais igual pra uns que pra outros.
Enviado por celular

Nenhum comentário: