quarta-feira, julho 04, 2012

Upgrade definitivo: SSD

Vamos falar sobre o SSD, ou em outros termos, o upgrade definitivo. Desde os tempos remotos do bom  e velho suporte técnico, os clientes perguntavam se compensava mesmo fazer o tal do upgrade, ou seja, gastar pouco dinheiro para tornar seu equipamento mais longevo. O tempo passou, os equipamentos foram ficando baratos, as velocidades foram aumentando, mas a pergunta não mudou nada. Trabalho em colégio, e sempre recebo esse questionamento. Bom, o que posso dizer é que memória sim faz diferença, processador também, placa gráfica (se você for gamer, mas sempre recomendei comprar um videogame ao invés de um computador pra jogos, mas, continuando), mas aí você chega no gargalão do seu computador, seja ele novo ou velho: a entrega dos dados, a escrita, a leitura. O que observei durante todo o tempo de profissão foi que pouco adiantava se ter um tantão de RAM, um processador top, uma placa gráfica ultra poderosa, mas as aplicações continuavam agarrando, como poderia ser isso? Daí comecei a ver o que realmente diferente foi criado na indústria dos computadores para resolver isso. Estudei a fundo os tempos de leitura e escrita de um HD, os arranjos que poderiam ser feitos, tais como RAID, LVM, etc... Daí, meus caros, encontro o SSD, sim, essas três letrinhas fazem uma diferença ABSURDA na performance do seu computador. Fiz um teste dias atrás onde um C2D de 2.26 GHz estava mais rápido  que um I7 de 2.8 GHz. Como pode ser isso? SSD, o C2D tinha um SSD, o I7 um HD, novo, mas HD.

O SSD só tem vantagens: consome pouca energia, pode bater, chacoalhar, balançar, e tudo, que não acontece nada; vai tentar fazer isso com um HD, os dados já eram.

A única desvantagem de um SSD é o preço, mas pensem comigo, em casos normais, onde o que se espera é agilidade e não um elefantão branco cheio de espaço e PESADO, vale muito a pena investir num SSD até de 60 GB, o resto, deixa na nuvem, num HD (argh!) externo, ou em mídia mesmo, pendrive se acha no chão atualmente.

Afirmo, a troca do seu HD por um SSD vai fazer você pensar que comprou um novíssimo super computador. Vale cada centavo. Ter seu sistema operacional pronto em 9 segundos é um sonho, atualmente meu MacBook Pro "boota" mais rápido que meu telefone celular, é mole?

Nenhum comentário: