terça-feira, agosto 15, 2006

Dicas úteis para quem acaba de comprar um BlackBerry e está perdido

Primeiramente, parabéns, você tem nas mãos um brinquedinho poderoso, mas para desfrutar tudo que ele pode fazer, você precisa saber de algumas coisinhas, vamos a elas:

1 - Mesmo você tendo comprado o seu aparelho na loja da Operadora (Claro ou TIM), e o atendente ter colocado lá na ficha que você tem um blackberry e portanto, usa um plano diferenciado de dados, você é OBRIGADO a ligar para o atendimento da operadora e solicitar que seu blackberry seja cadastrado, pois só assim você poderá incluir as contas de e-mail.

2 - Se você for da operadora CLARO, feito o procedimento acima, acesse o site www.claro.blackberry.com (pegue a caixa do aparelho), coloque o PIN e o IMEI quando solicitado. Crie um ID e uma Senha pra você (pode ser qualquer coisa).

3 - Cadastre as suas contas de e-mail normalmente na página que apareceu depois de logar. Se fizer tudo certo, uma mensagem de êxito será enviada para o seu blackberry. Pronto! Você agora não precisa de computador para ler e-mails.

4 - Configurar APN para rodar aplicativos externos, como Opera Mini e Mig33 (Msn gratuito e muito bom). Vá em Configurações, depois Configurações Avançadas e depois em TCP. Em APN (que estará em branco), coloque claro.com.br; em usuário e senha (que também estarão em braco) coloque claro. Pronto, APN configurado e pronto para funcionar.

Este artigo foi inspirado num amigo paulista que comprou o blackberry e ficou meio perdido, mas é isso aí, um ajudando o outro que a coisa anda.

Precisando, é só chamar!

20 comentários:

Anônimo disse...

hahah

dicas essas foram para mim!

valeu

Anônimo disse...

Gostaria de agradecer as dicas. Trabalho com Consultoria a Empresas e estou procurando aprimorar meus conhecimentos com relação ao BlackBerry que vejo como uma excelente ferramenta de trabalho.

Leonardo Marques
Consultor de Negócios
(21)9427 6332 / 9250 6396

Anônimo disse...

Tenho que tirar o chapéu pra você...

Nem o pessoal da Claro sabe dar essas informações.

Muito obrigado pela sua disposição em nos ajudar, pobres carentes de informação!

Grande Abraço.

Laís L. Kahtalian disse...

Mas e se eu for da TIM?

Não tá dando certo!

Souza Lima disse...

Se for da TIM, substitua o claro.com.br por tim.br e o usuário e senha claro, por, tim.

Prontinho.

Unknown disse...

Rapaz, eu tava sem conseguir conectar o Opera Mini e suas dicas deram resultado. Brigadão.

Anônimo disse...

Olá,

Tenho um BB da Claro (8700g).
Meu plano é empresarial, sei que tenho internet ilimitada...
Ao configurar o APN em um aplicativo, por exemplo o Opera Mini, vou pagar algo fora desse plano que já tenho?
Algumas pessoas dizem que é free o da Claro e o da Tim é pago...
Outras dizem que o da Claro tbm é pago...

Pode me ajudar?

Unknown disse...

Rapaz... Acredito que só você para sanar meu problema. Ganhei um BlackBerry 7730 do meu tio (ele trouxe usado lá dos EUA, porém tudo funcionando). Possuo um telefone pós da Claro normal e gostaria de saber a respeito da platafrma BlackBerry. Ou seja: Eu apenas trocando o chip, ele funciona normalmente, porém gostaria de usufruir mais visto o excelente aparelho que possuo.

Outra dúvida. Na minha empresa, trabalhamos com o "Lotus Notes" para envio e recebimento de mensagens. Alguns funcionários possuem o Nextel BlackBerry 7290 e recebem seus e-mails neste aparelho. Gostaria de saber se também conseguirei ler os e-mails (da minha conta empresarial) no meu BlackBerry.

Sds,
Lucas Mendes

Souza Lima disse...

Nayara, a Claro nunca cobrou APN à parte, e pelo que me consta nunca cobrará.

Souza Lima disse...

Lucas Mendes,sim, pode colocar o chip do seu pós-pago no aparelho, porém, precisará habilitar junto à Claro o plano Blackberry Pessoal, o famoso BIS, feito isso, aí sim poderá receber TODOS os seus e-mails de até 10 provedores quaisquer.

Unknown disse...

Olá
Muito boas suas informações, parabéns ....

Tenho um problema...

Em nossa empresa utilizamos BlackBerry no servidor BES e preciso implantar o OperaMini para acesso a intranet mas nossa area de T.I me informou que o BES não trabalha com o operamini.

Como pode isso?
Não seria somente necessario instalar o software nos aparelhos e configurar nosso proxy?
A operadora é a claro com plano ilimitado, com o operamini o acesso seria por fora do plano?

Alguem pode me ajudar?

Raquel
Email: raquelsilvers@hotmail.com

Anônimo disse...

Valeu, Guilherme...

Mas... E se eu não possuir a caixa do aparelho (meu caso, pois veio do exterior). Como faço, então para descobrir o PIN e o IMEI???

Se eu não os possuir (descobrir) então não conseguirei habilitá-lo???

Souza Lima disse...

Raquel, você precisa contatar o admnistrador do BES da empresa, atualmente o Opera Mini já navega na boa sem APN.

Souza Lima disse...

Lucas, no seu caso, vá em opções, e depois em status, todas as informações que precisa para habilitar o aparelho estão lá.

Unknown disse...

Oi, tenho duas duvidas 1ª no caso de eu ser TIM para ativar meu APN como que faz? 2ª só de ativar o APN ja vo poder usar msn gratis e talz?

agredeço se responderem :D

Souza Lima disse...

Matheus, qual é o seu aparelho? O MSN já vem nos aparelhos mais novos por padrão, e sem usar APN.

Unknown disse...

o meu é um bb 8100 pearl, só que eu não concigo ter internet, MSN nada... dai queria saber se é por causa de APN. Eu ganhei o aparelho de presente tem tudo certinho, nota caxa e talz, só que veio sem nada ativado

Souza Lima disse...

Matheus, precisa de um plano BIS ou BES, sem isso, um blackberry não vale pra nada.

Unknown disse...

e isso quer dizer quantos $$$?

Souza Lima disse...

Para o plano BIS R$75,00, mais o plano de voz que escolher.