segunda-feira, agosto 07, 2006

E a vida tecnológica continua uma beleza

Hoje o laboratório todo do Colégio onde presto serviços foi totalmente convertido para Edubuntu, uma versão do já conhecido Ubuntu, só que voltado totalmente para educação. A distribuição tem tudo para emplacar no mercado acadêmico, pois tem desde aplicativos "bonitinhos" para crianças, até um poderoso Professor de Latim virtual, que ainda dá dever de casa e tudo o mais.

No campo, mobilidade, hoje foi o dia de testar o Opera Mini, que consegui instalar e fazer funcionar graças a um "soft reset" que dei no blackberry e depois colocar as configurações do APN da claro. O Opera funciona bem melhor que o navegador que vem com o aparelho e já estou muito feliz com tudo o que tenho aprendido. Na mesma onda, instalei o mig33 (clone de msn em java para celulares que suportam a tecnologia), que realmente é temperamental, pois ora conecta via tcp, ora via http e hora só editando as configurações na mão mesmo e alterando a porta de comunicação, mas bem: funciona e funciona legal, pois é gratuito e é Msn no bolso e na palma da mão onde quer que esteja.

Em tempo: descobri num blog, fuçando sobre blackberry pelo meu grande amigo Google, um programa chamado Avvenu, que é uma espécie de VNC junto com SSH, mas em web 2.0 (acho). Você instala na máquina, cadastra esta máquina no site, adquire um login e senha e depois, de QUALQUER (testei no Mozilla do Edubuntu) browser, você consegue acessar a sua máquina toda, via web e pode transferir tudo que quiser para a máquina que está naquela mesma hora. É fantástico, e a licença é gratuita para quatro máquinas. Monitoramento total, e um mega backup. O servidor de arquivos agora é a sua própria máquina, e via Web.

Esses programadores...

Um comentário:

Anônimo disse...

como é a navegacao do bb/?

poderia postar imagens tambem.?

obrigado