terça-feira, maio 15, 2007

Wi-Fi, why not?

Amigos, é hora de investir pesado em Wi-Fi, pois além de ser o futuro da internet, constato, diariamente, que cabos de rede (conhecido "cabo azul") estão em processo de extinção, pois como tudo que se torna padrão cai de preço, por que motivo eu teria uma rede cabeada na minha casa, tendo que mandar furar parede, passar canaleta, comprar RJ45 fêmea, RJ45 macho, alicate de rede, testador de cabo, caixa de passagem, entre outras traquitanas, se um mero roteador sem fio provê internet para toda a minha casa, e o melhor, sem NENHUMA mini-obra, e lá, no cantinho dele, sem incomodar ninguém?

O futuro é sem fio mesmo, não tem como voltar no tempo, e o wimax, na minha opinião é apenas uma questão de tempo e de burocracia, uma vez que se bastante difundida a rede sem fio em casas, nada me impede (salvo firewalls, senhas, restrições técnicas por software) de navegar sem fio pela rede da casa do vizinho ao lado. O que se poderia criar é uma "rede pública sem fio" fazendo assim com que a internet seja realmente de livre acesso para todos.

O que me parece é que a internet sem fio, logo logo será como a TV, uma vez que se tenha o hardware, basta ligar e usar, sem que para isso se precise assinar um provedor; o que eu acho mais incoerente é ver alguém pagar por algo que pode ser de livre acesso. Voltando no tema, nada me impede de dividir com 10 amigos minha rede sem fio, sem que ninguém fique sabendo disso. Puxa, é burrice pagar por isso, mas o mais inacreditável é cobrarem por isso. Amigo, você paga por acesso Wi-Fi dentro de casa? Se sim, você é um trouxa, não me interprete mal, mas vamos pensar juntos, se você tem Wi-Fi dentro de casa, significa que você também tem uma conexão banda larga qualquer, certo? Certo! Pois é, o senhor sabia que o seu roteador faz o compartilhamento da internet sem que seu provedor saiba disso? Ok, para qualquer usuário de nível intermediário, essas minhas linhas são um tanto imbecis, porém, há provedores de internet que estão cobrando por isso, o que é totalmente absurdo! Pagar por um acesso global, é uma coisa, mas pagar para acessar dentro de casa, é um absurdo! Tragam o wimax e cobrem por ele, isso sim é justo, mas cobrar para um prédio de apartamentos, ou para uma empresa usar Wi-Fi, é abuso demais!

Falei!

Nenhum comentário: