quinta-feira, abril 17, 2008

Testado, vivo 3G em BH

Estou impressionado com a velovidade 3G da VIVO (ex-telemig celular), tudo bem que o 3G só opera na zona sul e no Alta Vila, mas é espantoso o ganho de velocidade, olhem a medição:

13 comentários:

Anônimo disse...

em compensação nas outras áreas da cidade é muuuuito mais lento do que qualquer conexão discada. Uma pena...

Souza Lima disse...

Caro Anônimo, a não ser que você more em uma caverna, o EDGE (que é quando ele fica, quando não há sinal 3G na rede) sempre foi e sempre será muito mais rápido que uma conexão discada.
Verifique seu modem, pois ele pode estar com problemas, ou mesmo a sua máquina, veja quantas coisas que usam internet estão abertas sem que você mesmo saiba.
Grande abraço!

Renata D Paula disse...

Estou com a mesma dificuldade de velocidade com o 3g da vivo. telefonei para reclamar e disseram que o serviço está em fase de implantação... disseram que a velocidade mínima é entre 40 e 100 kbps. Isso é pouco!
quando conecto, o sinal de EDGE sempre está no mínimo... já testei isso em vários bairros. Bom, meu computador é novo e com boa configuração. Meu modem é Huawei E226, será que é inferior aos outros?

Souza Lima disse...

Renata, em qual bairro você mora? A cobertura OFICIAL do 3G da VIVO só funciona EFETIVAMENTE na zona sul e no Alta Vila. Aqui em casa eu consigo pegar o sinal 3G porém muito baixo, quase que na mesma velocidade que um EDGE ruim. Apenas o faço ficar azul, nada mais que isso. Enfim, o EDGE fica bem melhor que o UMTS ou HSDPA que eu pego aqui.

Renata D Paula disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Renata D Paula disse...

ôi, Guilherme. Obrigada pela atenção. Meu bairro é Castelo. A luz do meu modem sempre está verde e a velocidade de conexão nunca excede os 100kbps. O que vc faz para mudar o funcionamento do modem? Eu não sou da área de informática e não sei mudar essa configuração... se é possível no meu caso...

Souza Lima disse...

Renata, luz verde significa GPRS (velocidade baixa) ou EDGE (velocidade mais alta), quando você conecta, aparece 236,8 Kbps no canto?
Use o site que eu uso para fazer as medições de velocidade e veja o real estado de sua conexão. Outra coisa, se você tem muita coisa que depende de internet pra funcionar, ao conectar o modem, ele de início já diminui a velocidade mesmo, pois precisa solicitar muitas informações à internet.
Use o site www.speedtest.net e clique na pirâmide amarela e veja o resultado da medição.

Souza Lima disse...

Renata, lembrei de outra coisa, sabe aquele cabo duplo que bem no modem? Você usa ele ou usa o simples, o de um cabo apenas? Tente usar o duplo, pois assim passará mais energia para o modem e talvez com isso você consiga resolver a velocidade de sua conexão.
Não sei se o suporte te passou isso, mas como são detalhes, às vezes nem eles lembram de informar ao cliente.

Renata D Paula disse...

ótima sugestão! Troquei o cabo pelo mais longo e a velocidade foi de 97kbps para 158kbps!
Ainda está em EDGE e com luz verde, mas a melhora foi sensível!
obrigada

Unknown disse...

O sinal do 3G do meu N95 estava sempre proximo do máximo no centro de BH e ontem percebi que não estava mais pegando o sinal 3G lá. Só consigo conectar com o EDGE...alguem sabe se a cobertura está com problemas no centro de Bh estes dias?

Unknown disse...

O problema Renata é que não há sinal 3g da Vivo no bairro Castelo. Até o Ouro Preto tudo bem, mas quando você chega ao Hiperminas o sinal some. Seria bom se houvesse como saber quando a Vivo vai expandir o serviço para o Castelo. Abraços, Carlos

Unknown disse...

Aqui em Porto Alegre-RS a conexão 3G da vivo era excelente no começo...a brusca queda de velocidade tem a ver com o número de serviços vendidos posteriormente?Ou seja,minha dúvida é se quanto mais aparelhos estão conectados ao mesmo tempo influencia no rendimento...

Souza Lima disse...

Mastergames, sim, infelizmente você está certo, quanto mais usuários "pendurados" na rede, mais lenta ela fica. Isso só será remediado se houver um plano de expansão do Link, o que eu acho pouco provável de acontecer a curto prazo.