quarta-feira, abril 16, 2008

Configurando modem e226 da vivo (telemig celular) no eee pc

Pois bem, eu que agora tenho esse novo brinquedo, e por coincidência, moro em BH, onde a antiga maior operadora do Estado (telemig celular) resolveu virar VIVO esta semana, fui à loja para dar umas olhdas nos preços dos modems usb para 2.5 e 3 G. Acabei adquirindo um Huawei E226 que trabalha com todas as frequências de EDGE, GPRS, UMTS e HSDPA por (pasmem) R$1,00.

Claro, a configuração na loja não aconteceu, mas eu resolvi trazer pra casa, depois que vi a conexão sendo estabelecida, porém sem navegar.

Chegando em casa, depois de ler alguns fóruns, descobri que alguns APN's da telemig celular tinham mudado ao longo do tempo e tive realmente muito problema com isso, bom, resumindo, voltei à loja e pedi as configurações avançadas na cara de pau.

o que você vai precisar para se conectar é:

no easy mode do eee pc: na aba internet, abra o ícone network, dentro de network, clique em create, escolha dial-up e não GMS /3G (UMTS) /HSDPA como seria o óbvio; sim, o óbvio nem sempre é ululante, mas continuando, clique em next, depois selecione o modem que estará na /dev/ttyUSB0, clique em next novamente, preencha o telefone com o número *99***1#, clique novamente em next, preencha os campos de usuário e senha com a palavra celular, clique em next novamente e coloque o nome que quiser para a conexão, depois next e finish. não, não acabou ainda, volte na conexão que acabou de criar e clique em properties, vá na aba dns e marque override server provided DNS servers, nos campos que abriram, coloque esses dois números na sequência, 200.192.230.30 e 200.192.230.31. Pronto, agora sim esstá tudo ok.

clica em conect e pronto, seu modem da VIVO (telemig celular) está pronto para ser usado.

Este post foi todo escrito usando o eee pc conectado ao modem da VIVO.

Detalhe, eu também tenho um modem usb Huawei E220 da Claro e a conexão com esse da VIVO é muito mais rápida, mesmo em 2.5 G.

17 comentários:

Anônimo disse...

Olá, gostaria de perguntar se esta configuração pode ser feita em um pc com winXP. Tb tenho o modem e226 da vivo e tem momentos que ele zera e dá picos de 35 a 40 KB. Não tem 3g na minha região. Não consigo inserir anexos no outlook, isso é normal.

Anônimo disse...

Olá, você tem previsão de maior abrangência da área 3g, tipo rmbh.
Quais as suas expectativas? Como funciona o ip? obrigado por responder.

Souza Lima disse...

A abrangência do 3G depende apenas de boa vontade, pois as frequências já foram todas compradas.
O IP funciona como na conexão discada, porém notei que há mais portas fechadas que no ADSL e na própria discada.

Souza Lima disse...

Eduardo, use o OpenDns, vai ficar muito satisfeito com o resultado.

Anônimo disse...

Oi,

Só pra completar, para a operadora TIM, com o E226, configurei o DNS como 189.40.238.6 e 189.40.238.7

Ficou mais rápido que o speedy aqui de casa.

T+

Unknown disse...

A principio utilizei essa configuração sugerida por nosso amigo "Gustavo" e pareceu ficar mais lenta então voltei pra configuração antiga e percebi que tb estava lenta...

então constatei que poderia ser o sinal...

voltei a tentar fazer um novo teste... da config "Gustava"
e achei que não mudou muita coisa não...

Gustavo moro em uma cidade do interior e aqui não tem a minima possibilidade de pegar um sinal 3g igual vc deu sorte em BH..

Já fiz varios teste sem obter nenhum sucesso, a velocidade varia muito entre 50k e no maximo 100k quando está muito bom(normalmente de madrugada)

Ps.:tenho um modem E226, VIVO

Unknown disse...

Bom deixo nesse post mais uma tentativa de configuração que achei navegando pela rede

Aumenta a velocidade da conexão com a net
1º`
- Clique em “Meu Computador” com o botão direito do mouse e vá em propriedades
- Clique na aba “Hardware”
- “Gerenciador de Dispositivos”
- Clique na setinha de + em “Modem”
- Vai abrir o modelo do modem em baixo; clique com o botão direito em cima e vai em propriedades
- Clique na aba “Avançadas” e coloque esse código: AT&FX S11=50

Ps.: Mil desculpas e corrigindo onde escrivi no meu post anterior "GUSTAVA" para --->> "GUSTAVO"

Souza Lima disse...

Rogério, a luz do seu modem chegou a ficar azul? se não ficar azul, não vai mesmo pro 3G, e qual é a sua cidade?

Unknown disse...

Minha cidade é Buritis-MG...
mas gustava será que não tem outras soluções pra liberar a velocidade desse modem...

como essa que citei acima???

já fiz varios testes, ainda não consegui definir se aquela configuração sua de mudar o DNS, chega realmente a aumentar a velocidade, pois ela se mante muito instavel e não dá pra saber...

Souza Lima disse...

Mude o DNS, coloque nos endereços de DNS, os seguintes números:

208.67.222.222 para o primário, e 208.67.220.220.

Anônimo disse...

Ólá,como faço pra configurar o modem Huawei E226 da Tim para q consiga captar a cobertura 3G?

Souza Lima disse...

Anônimo, primeiro tem que saber se na sua região já existe efetivamente a cobertura 3G. Se não tem cobertura, não tem como "captar" 3G.

Unknown disse...

oi tenho huawei E226 da vivo tentei muda o DNS mas ñ consequi como eu fasso pra muda
por favor preciso de ajuda

Souza Lima disse...

Lucas, preciso saber qual sistema operacional está usando para te ajudar.

Unknown disse...

oi gustavo eu utilizo o winXP meu modem é da vivo zap ilimitado mas a velocidade dele é muito lenta.
moro em suzano na grande são paulo mas aqui ñ tem 3g ainda,mas minha net é pior que uma discada pega no maximo 20 kbps.no vivo zap fui em ferramentas,depois em opções,gestão de perfis depois fui em avançadas meu IP,DNS,WINS todos estão na opção dinamico e ñ da pra eu mudar e nem aparece nenhum numero porque ñ aparece nenhum numero e porque a minha net é tão lerda me ajuda meu contrato acaba em outubro se eu ñ conseguir aumentar a velocidade ñ tem como vicar com uma net tão lerda muito obrigado me ajuda por favor tchau

Souza Lima disse...

Lucas, boa tarde, certamente tem como editar o perfil da conexão em algum local do programa, daí, quando clica em editar, os campos aparecem pra você preencher com os números. Espero que consiga, mas já adianto que a conexão não vai ter melhoras tão significativas não, deve ficar no padrão de até 40 Kbps.

Unknown disse...

bom dia gustavo,consegui mudar o DNS coloquei os numeros que vc passou 208.67.222.222 no primario e 208.67.220.220 no secundario,mas o IP e o WINS não tem nenhum numero,é assim mesmo ou tem que colocar algum numero,valeu... muito obrigado por me ajudar meu amigo tchau