segunda-feira, dezembro 22, 2008

Blackberry e o fetiche da mercadoria

Sou um assíduo colaborador de uma comunidade sobre Blackberry no Orkut (uma das quatro comunidades que existem no meu perfil), e de uns tempo prá cá venho constatando que muitos dos usuários do sistema não sabem nem um décimo do que o aparelho pode fazer e o pior, para qual público ele se destina. Lembrei-me de Karl Marx e o fetiche da mercadoria, pois o povo esquece (ou não sabe mesmo) que o aparelho tem um nicho de mercado definido, não é um celularzinho legal, bacana, cheio de recursos multimídia e tudo o mais. Não, Blackberry é TOTALMENTE VOLTADO para o mercado CORPORATIVO, ou para profissionais liberais que simplesmente precisam ficar conectados O DIA TODO, dentro e fora do escritório. Aí me vem uma figura com um Blackberry bonito no bolso que nem sabe o que é BIS, BES ou mesmo RIM (não é aquele órgão bacana, que por sinal temos dois). O pior é o Blackberry pré-pago, ou seja, o fim do fim. O cidadão ostenta um aparelho que fica praticamente sem uso, sem o plano devido, só pra dizer que tem um Blackberry. O problema é que o fetiche acaba quando a figura em questão descobre que um aparelho desse porte, desativado, ou seja, sem BIS ou BES, não vale absolutamente nada para o que ele se propõe e começa a colocar um monte de defeitos no coitado.

Pessoal, tenham BOM SENSO, os aparelhos Blackberry não foram feitos para essa classe de usuários desinformados e deslumbrandos. Querem ostentar um belo pré-pago? Comprem um iPhone, aí fica legal.

PS: aos que pensam que eu maltrato a Apple, sou fã da marca, tanto que já tive dois iBooks, e atualmente tenho um G4.

Abraço!

3 comentários:

Anônimo disse...

Parece que você anda vndo meus pensamentos hehe..Mas de tudo um pouco: gostei do aparelho, preciso ficar conectada quase que o tempo todo mas não entendo bulufas...ou diante de vc prefiro dizer que não entendo nada mesmo...Há algum forum ou manual, ou vc vai me dizer que preciso fer um curso de 2 anos...eitaaa...
Abração
Giane Capato
é diretora artística de TV -
editora de texto e imagem-
assessora em marketing e pesquisadora

Souza Lima disse...

Giane, primeiro, obrigado pela visita, segundo, preciso saber a sua real necessidade para indicar ou esse ou aquele aparelho ou plano. Atualmente tenho um Nokia E71 que nada me dá saudades dos meus Blackberries. Fico conectado direto e tudo, absolutamente tudo que ele tem me é útil. O que eu indico é primeiramente você saber quais são os seus reais objetivos ao adquirir um smartphone. Precisa visitar sites complexos? Precisa consultar Bancos, precisa de agenda online, MSN, twitter, videoconferência, enfim, o que precisa?

Vamos ver se te ajudo numa escolha legal.

Tay F. B. dos Santos disse...

adorei a sua matéria, e concordo plenamente com você em relação a pessoas de pensamento medíocre que acham que só porque possuem um blackberry, que por sinal n tem utilidade alguma para o usuário, acham que ostentam alguma coisa. não eu não tenho um blackberry, e nem possuo uma renda suficiente para mantê-lo, embora que minha vontade é de ter um. mais n para me mostrar pra as outras pessoas e sim para fazer uso do aparelho da forma correta. Eu sou estudante de direito e espero que num futuro próximo eu tenha a chance de me "deliciar" com a oportunidade e o devido conhecimento de possui um blackberry.
ps: repito novamente, adorei a matéria.