quarta-feira, junho 24, 2015

Equipamentos e softwares usados para fazer videos ao vivo no Youtube e no Twitch

Boa tarde pessoal, vou colocar aqui os softwares e equipamentos que eu estou usando para os eventos ao vivo no Youtube e no Twitch.

Vamos aos equipamentos:

Tenho um Macbook Pro, com processador i7 de 2.8GHz, 16 GB de RAM, e um SSD de 512. Sim, tenho uma boa máquina para edição de videos e processamento em tempo real, isso é fundamental para uma alta qualidade de imagem e som. Como o Macbook já tem uma boa webcam, eu dispensei esse periférico, o que não é obrigatório, mas eu gosto muito de colocar minha imagem na tela, e para minha sorte, meu computador já tem esse periférico.

De headset, ou fone de ouvido, tenho um Turtle beach Ear Force NLa para Nintendo WiiU, que você pode ver neste link 

Uso a placa de captura Avermedia LGP Lite, gosto dela por não precisar de alimentação externa (o próprio USB já liga a placa) e trabalhar bem com o sistema MAC OSX. Cheguei a pensar em uma El Gato, mas não encontrei com bons preços aqui no Brasil e a importação neste momento da economia seria inviável.

Vamos aos softwares:

Para gerenciar tudo isso eu uso um programa gratuito chamado OBS que pode ser baixado neste link

Para separar os áudios, eu uso um programa que atua como uma mini-mesa de som de dois canais, chamado WavTap, que pode ser baixado, também gratuitamente neste link

Para levar tudo isso para o Youtube, tenho uma internet da GVT de 50 MB que me dá 5 MB de Upload (aqui pode ser o seu gargalo), o que é suficiente para fazer transmissões ao vivo a 720P em 30FPS.

Bem pessoal, este é o meu setup. É simples pois não tenho mesas, misturadores, câmeras externas, cabos e cabos passando por um mega estúdio. Considero que tenho um micro estúdio em casa e está me servindo muito bem.

Resumindo, se você tiver um computador razoável e uma conexão também razoável, pode começar a fazer transmissões ao vivo sem muitos problemas. Se o seu problema é banda de internet, opte por retirar a câmera, pois economiza nos dados que estão sendo enviados para o servidor. 

De experiência própria, eu estou preferindo os servidores do Youtube aos do Twitch, mas é você que decide qual plataforma usar.

É isso pessoal, deixem seus comentários e se for de interesse geral, eu faço um video explicando como configurar tudo e posto no canal.

Muito obrigado e fiquem com Deus!

Nenhum comentário: